top of page
Buscar

Plano de Rigging

Atualizado: 14 de nov. de 2024

Embora muitos conheçam mas não o utilizem, existem muitas pessoas não fazem ideia do que é um plano de Riggin.


Woman drinking orange juice

O Plano de Rigging nada mais é do que um plano de içamento ou movimentação de carga numa obra industrial ou operação de carga e descarga seja em terra, barcos ou plataformas offshore.


O importante é salientar que o Plano de Riggig é realizado por um Rigger, sendo, portanto, um profissional experiente e qualificado no tocante a movimentação de carga. Geralmente o Rigger é um profissional da área de montagem e que recebeu treinamento específico para obter a qualificação necessária para poder desenvolver os planos de içamento.


Não necessariamente tal plano deve ser feito por um engenheiro, porém, se há a necessidade de recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), somente um engenheiro poderá assiná-lo, desde que tenha registro válido no CREA e que tenha o treinamento e qualificação para desenvolver o plano de rigging.


Para se desenvolver um plano de rigging, o profissional deve conhecer completamente as partes constituintes do guindaste, suas limitações e capacidades, bem como o uso correto dos equipamentos que compõem a lingada, os dispositivos utilizados para içamento, além, é claro, dos cálculos que envolvem a operação.

Há empresas que possuem departamentos específicos para esse tipo de desenvolvimento e que avaliam situações como, por exemplo, se os acessos às instalações permitem a passagem dos equipamentos e dos guindastes; se há pontes, tubulações aéreas e redes elétricas no trajeto e que podem causar algum tipo de impedimento ou atraso na execução da movimentação; se há espaço suficiente para o guindaste e seus estabilizadores, enfim, vários procedimentos que garantirão o sucesso ou, caso contrário, que minimize os problemas antes e durante a operação.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page